sábado, 27 de março de 2010

Zezé Motta encarnará a Virgem Maria na Semana Santa em Magé



Atualmente, muitas cidades brasileiras fazem montagens da “Paixão de Cristo” durante a Semana Santa, mas apenas dois desses espetáculos tem características grandiosas: a de Nova Jerusalém , em Pernambuco, e a do Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa.

E será justamente esta montagem carioca que será apresentada em Magé, na Sexta- Feira Santa, dia 02 de abril, a partir das 21 horas. O acesso ao evento - uma realização da Prefeitura do Município – será totalmente gratuito. O “Auto da Paixão de Cristo” será apresentado no centro de Magé, na Avenida João Valério, e contará com a participação de 70 figurantes selecionados entre os moradores da região.

O texto da montagem é de Benjamin Santos, criação e direção de Ginaldo de Souza, figurinos e adereços de Maria Carmen. O espetáculo dura em torno de 1h20m e conta com uma equipe realizadora de, aproximadamente, 200 pessoas (dentre as quais, 120 artistas).

Dentre os protagonistas da montagem, alguns atores e atrizes conhecidos da população: Rocco Pitanga será Jesus, Zezé Motta encarnará a Virgem Maria, Milton Gonçalves fará Pilatos, Tonico Pereira será Judas. A bailarina Ana Botafogo fará uma participação especial na intitulada ” dança da morte”.

Esta versão com atores negros nos principais papéis, remete à discussão sobre a imagem real da família do Cristo que, segundo uma boa parcela dos estudiosos jamais poderia ter sido “loiro, de olhos azuis” conforme a maioria o retrata até hoje.

O elenco, é composto de 30 atores e atrizes, e terá ainda a participação de 70 figurantes selecionados entre moradores do município.


Veja a lista de alguns artistas que participarão:

Adalberto Nunes - sacerdote

Ana Botafogo – (Primeira Bailarina do Teatro Municipal) – Dança a morte

Antonio Pitanga – Arimatéia

Carlos Thire – Sacerdote

Cosme dos Santos- Evangelista

Dinho Valadares- Sacerdote

Gisele Tigre – (Atriz de Malhação) APRESENTADORA

Guilherme Salvador -Evangelista

Ilea Ferraz – Rachel

Inês Vianna – Mulher de Jerusalém

Junior Dantas - João Batista

Luisa Thire – Mulher PIEDOSA

Marina Salomão – Mulher de Jerusalém

Mariozinho Telles – Evangelista

Mauricio Gonçalves – Herodes

Milton Gonçalves – Pilatos

Nancy Galvão – Mulher de Jerusalém

Nicolai Nunes – centurião

Rocco Pitanga – Jesus

Romeu Evaristo – Evangelista

Tonico Pereira- Judas

Zé de Abreu – Caifás

Zezé Motta – Mãe de Jesus.


Fonte: Site da Baixada.


Zezé Motta prestigia lançamento de guia cinematográfico



Zezé Motta marcou presença no lançamento do guia Cultne, que mostra os 1780 escritores que tiveram suas obras adaptadas para o cinema. O evento, que aconteceu nesta terça-feira (23/03) , também contou com a presença de Sérgio Loroza, Antônio Pitanga e Benedita da Silva.


Fonte: Portal Hoje.


sábado, 20 de março de 2010

Zezé Motta no Encontro Etnicidades Brasil, em Alagoas



“Não se pode tratar desiguais de forma igual”, diz atriz e cantora durante palestra.

Zezé Motta prestigia Encontro Etnicidades Brasil, em Alagoas



A militante negra, atriz, cantora e Superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, Maria José Motta de Oliveira, a conhecida artista Zezé Motta, está em Alagoas onde participa do IV Encontro Etnicidades Brasil: "Todos os Perfis. Todas as Áfricas e todos os Brasis na Palestra de Zezé Motta", que teve início nesta sexta-feira (19) e prosseguirá até domingo (20).

“Não se pode tratar desiguais de forma igual”, disse Zezé Mota durante a palestra pela manhã, no Cine Sesi Pajuçara, que discutiu, entre outros assuntos, a questão das cotas para negros nas universidades.

“A implantação das cotas chamou a atenção do Brasil para uma reflexão sobre a problemática do negro”, afirmou a atriz que volta a realizar palestra neste sábado (20), às 14 horas, no Teatro Linda Mascarenhas, no bairro do Farol.

O IV Encontro Etnicidades Brasil, uma realização do Projeto Raízes de Áfricas, tem como patrocinadores as Secretarias Estaduais de Comunicação e Educação, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Faculdade Maurício de Nassau, Polícia Civil e Instituto Magna Mater.

De acordo com a coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, o encontro objetiva promover uma intervenção substantiva no silêncio social estrutural que estimule o canto coletivo da igualdade compromissada com o entendimento dos valores sócio-étnicos, identificando lembrando, discutindo, refletindo e associando ao 21 de março - o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, novas possibilidades de discussão e apreensão entre os pares e os ímpares sujeitos sociais, da afro-alagoanidade, que revise o passado na intenção de compreender o presente.

O IV Encontro Etnicidades Brasil consta de uma extensa programação, entre palestras,entrega de comenda, almoço empresarial e o Show Divina Saudade , em homenagem a cantora Elizeth Cardoso.

A artista Zezé Mota é uma das fundadoras e presidente de honra do CIDAN (Centro Brasileiro de Informações e Documentação do Artista Negro), que existe desde 1984. Zezé é também pela segunda vez diretora social da SOCINPRO (Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais), Superintendente da Secretaria Estadual de Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, atuante em programas comunitários e mestre de cerimônias. Atenta ao que acontece no país e no mundo exerce atividades extras, estimulando a formação de novos talentos e defendendo a classe artística.

Zezé Motta buscou sempre e continua buscando ampliar o espaço dos negros. Nascida em Campos, cidade do norte fluminense, logo aos dois anos de idade veio para o Rio de Janeiro, onde passou a estudar em um colégio interno. Um dia, levada pelas mãos de Maria Clara Machado, foi como bolsista, fazer um curso de teatro no Tablado, e começou a se interessar pela arte de representar. Em 1967 já estava profissionalizada.

Como atriz, Zezé Motta tem carreira fulgurante. Sua estréia no teatro se deu em 1967, com "Roda Viva", sob direção de José Celso Martinez Corrêa e, desde então, participou do elenco de importantes peças como: "Fígaro, Fígaro", "Arena conta Zumbi", "A Vida Escrachada de Joana Martine e Baby Stompanato", em 1969; "Orfeu Negro", em 1972, e "Godspell", em 1974, entre outras.


sexta-feira, 19 de março de 2010

Zezé Motta na Coluna Ancelmo Góis (O Globo): 19/03/10




Zezé Motta participará da próxima novela da Record



De acordo com informações do jornal O Globo, a Record já está montando o elenco de sua próxima novela, parceria com a Televisa, que deve estrear em setembro às 19h.

Virgínia Cavendish, Zezé Motta, Cláudia Lira e Edwin Luisi são alguns nomes que a emissora pretende contratar.

A trama será assinada por Margareth Boury e Renê Belmonte. Os protagonistas devem ser Roger Goberth e Maitê Piragibe.


Fonte: O Planeta TV!


Zezé Motta prestigia Encontro Etnicidades Brasil, em Alagoas



A militante negra, atriz, cantora e Superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, Maria José Motta de Oliveira, conhecida como Zezé Motta participa em Alagoas do IV Encontro Etnicidades Brasil: “Todos os Perfis. Todas as Áfricas e todos os Brasis na Palestra de Zezé Motta”, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de março.


O IV Encontro Etnicidades Brasil, uma realização do Projeto Raízes de Áfricas, traz como patrocinadores as Secretarias Estaduais de Comunicação e Educação, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Faculdade Maurício de Nassau, Polícia Civil e Instituto Magna Mater e tem como objetivo promover uma intervenção substantiva no silêncio social estrutural que estimule o canto coletivo da igualdade compromissada com o entendimento dos valores sócio-étnicos, identificando lembrando, discutindo, refletindo e associando ao 21 de março- o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial,novas possibilidades de discussão e apreensão entre os pares e os ímpares sujeitos sociais,da afro-alagoanidade, que revise o passado na intenção de compreender o presente.


O IV Encontro Etnicidades Brasil: “Todos os Perfis. Todas as Áfricas e todos os Brasis na Palestra de Zezé Motta”,consta de uma extensa programação, entre palestras,entrega de comenda, almoço empresarial e o Show Divina Saudade , em homenagem a cantora Elizeth Cardoso.


Programação

19 de março 2010

08h00 - Abertura oficial/Composição de mesa

09h00- Palestra: “Todos os Perfis. Todas as Áfricas. Todos os Brasis na Palestra de Zezé Motta”- Superintendente da Secretaria Estadual de Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro

Mediador: Nelson Ferreira- Secretário de Estado da Comunicação

Mediadora: Valdice Gomes-Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas/representante da COJIRA-Alagoas

10h00- Debate

11h00- A Assembleia Legislativa em parceria com a Câmara dos Vereadores homenageia Zezé Motta com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares.

12h00- Encerramento


Local: Cine Sesi Pajuçara.Endereço: Av. dr Antônio Gouveia 113. Bairro: Pajuçara. Cidade/estado: Maceió (AL). Telefone: (82) 3235-5191 begin_of_the_skype_highlighting

Capacidade de Público: 160 pessoas

Patrocínios: Federação das Indústrias do Estado de Alagoas

Secretaria de Estado da Educação e do Esporte



13 às 15 horas-Afro-almoço receptivo

Local: Restaurante da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas

Público: Restrito a convidados.

Patrocínio: Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.



20 de março 2010

19h00- Show Divina Saudade – Show em homenagem a cantora Elizeth Cardoso-

Local:Avenida Fernandes Lima CEPA/Farol

Horário: 19 horas

Patrocínio: Secretaria de Estado da Comunicação/Governo do Estado

Informações: Instituto Zumbi dos Palmares- IZP



Fonte: Blog Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas



Zezé Motta se apresenta em Maceió



Depois da abertura da exposição de artes plásticas “A Cor do Espaço no Tempo”, a programação de reabertura do Espaço Cultural Linda Mascarenhas continua nesta sexta-feira, 19, com duas apresentações do espetáculo “A Cena Revista”, direção de Lael Correa com a participação de várias companhias teatrais da cidade. Às 20h e 21h. Já no sábado, o encerramento fica por conta do show da cantora e atriz Zezé Motta. Ela solta a voz às 20h e 21h. A entrada é franca. Reservas pelo telefone 3315-9927. Na Avenida Fernandes Lima, ao lado do Cepa.


Fonte: Portal Tudo na Hora



Zezé Motta apresenta II Conferência Nacional de Cultura



Diversidade, cidadania e desenvolvimento. Essa foi a tônica dos discursos na cerimônia de abertura da II Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada no último 11 de março, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília (DF). Entre as autoridades presentes, estavam o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Juca Ferreira (Cultura), Franklin Martins (Comunicação Social), Orlando Silva (Esportes) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

A cerimônia foi apresentada pelos atores Zezé Motta e Murilo Grossi e teve diversas apresentações artísticas, entre elas, Antônio Nóbrega, Chico César, Gog, Mônica Salmaso, Célia Porto e Intrépida Trupe.


Foto: Pedro França


quinta-feira, 11 de março de 2010

Foto Histórica: Zezé Motta com Gilberto Gil e Baby Consuelo



Foto Histórica: Zezé Motta com Gilberto Gil e Baby Consuelo



Fonte: Fotolog As do Brasilbr>