quinta-feira, 9 de abril de 2009

Zezé em "Álbum de Retratos"



Três mulheres e um retrato da mulher brasileira. Artistas na vida e no palco, com trajetória ímpar e muitas histórias contadas entre fotos e frases em forma de um álbum de lembranças, onde “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Histórias que estão neste terceiro e penúltimo livro da série Álbum de Retratos - Corpo que traz biografias fotográficas perfilando três maravilhosas mulheres brasileiras: Bete Mendes por Fátima Guedes, Ruth de Souza por Haroldo Costa e Zezé Motta por Walter Carvalho.

Os livros foram lançados em junho de 2008, no Museu da República (RJ).

O projeto Álbum de Retratos é uma coleção de 12 livros (editoras Folha Seca/Memória Visual) patrocinados pela Petrobras, em quatro séries com temas diferentes e cada uma composta por três livros. Esta coleção traduz e homenageia, numa biografia fotográfica, doze personagens da cultura brasileira através do acervo pessoal de fotos de cada um. Projeto criado pelo compositor Moacyr Luz e coordenado pela produtora Trio de Janeiro.

As imagens estampam a infância, o passado, o trabalho, trajetória, as histórias de vida, que ajudará a tornar familiar ao leitor, o íntimo e o público de artistas de diferentes ramos de expressão cultural, mas referências fundamentais em suas áreas de trabalho. Nomes de igual sensibilidade fazem contraponto nesse trabalho como biógrafos, garimpando o baú de recordações do biografado, escolhendo junto as fotos e traduzindo do convívio íntimo mais uma cor, um sugestivo sombreado que o trabalho propõe.

São muitas histórias e referências nesse Álbum de Retratos. “A história dos nossos artistas não tem fim. É um corredor de trabalho e esperança que hoje, em forma de livro, traz em paralelas paredes, palavra e fotografia”, resume Moacyr Luz num dos textos dos livros.


Fotos do livro "Álbum de Retratos":

Com Carlos Prieto


Com Arnaldo Jabor e Cacá Diegues


Zezé


Nenhum comentário:

Postar um comentário