terça-feira, 22 de setembro de 2009

Zezé Motta em "A Turma do Pererê" (1983)



Em 12/10/1983, foi exibido, às 21h30, na TV Globo, o especial "A Turma do Pererê", criado por Ziraldo, com direção de Guto Graça Mello e direção geral de Augusto César Vannucci.

A história de A turma do Pererê era inspirada na revista em quadrinhos homônima, de autoria de Ziraldo, lançada 20 anos antes. A publicação foi a primeira a exibir personagens brasileiros totalmente em cores e a segunda a mostrar o Pererê, personagem lançado na revista O Cruzeiro, na década de 1950.

No programa, A história de A turma do Pererê se passa na Mata do Fundão e tem início quando o índio Tininim (Ricardo Graça Mello) decide trocar a vida da floresta pelo frenético dia-a-dia de uma cidade grande. Cansado do verde e do cheiro da mata, Tininim decide partir para a civilização, apesar dos pedidos de sua namorada Tuiuiú (Marinela Graça Mello), que não quer ficar sozinha e teme pela vida do índio. A decisão de Tininim mexe também com a vida de todos na floresta. A onça Galileu (Carlos Leite) convoca toda a turma da Mata do Fundão para uma reunião de emergência. Preocupado, o Saci Pererê (Genivaldo dos Santos) resolve ir atrás do índio Tininim para ver como o amigo está se saindo em meio aos ônibus, arranha-céus e agitação da vida urbana. Pererê e sua trupe partem em busca de Tininim, deixando Galileu correndo perigo na mata: os caçadores querem a onça, custe o que custar. Eles desenvolvem uma máquina infalível para matar Galileu, o troféu mais cobiçado pelos membros do Sindicato dos Caçadores.

O programa foi elaborado como uma opereta, em que a história é contada através de números musicais. Algumas das canções apresentadas foram compostas pelo próprio Ziraldo. Outras letras foram compostas por Fagner, Guilherme Arantes, Ivan Lins e Daltony Nóbrega, entre outros. Nomes como Gal Costa, Wanderléia, Zezé Motta, Luiz Melodia, Fagner, Sérgio Reis e Os Violeiros de Guarulhos, entre outros, cantaram Canção dos caçadores, Desperta, Saci, Agulha num palheiro, Tininim e Grande final.


Fonte: Site Memória Globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário