segunda-feira, 20 de abril de 2009

Zezé Motta no Programa "Show do Mês" (1981)


O Programa "Show do Mês" foi apresentado de 20/03/1981 a 11/12/1981, e buscava retratar fatos importantes no Brasil e no mundo, incluindo homenagens a personalidades. Tinha como suporte pesquisas elaboradas pelo Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc), que, além do levantamento de datas importantes relativas ao mês em que o programa ia ao ar, procurava localizar filmes, pinturas, textos, fotografias e outros materiais que pudessem integrar um quadro musical, uma dramatização ou um esquete humorístico com a participação de artistas convidados. O musical era exibido na terceira sexta-feira de cada mês, na faixa de programação Sexta super, e ficou cerca de seis meses no ar.

A apresentação do programa era feita por Sandra Bréa, Luiz Carlos Miele, Zezé Motta e Edwin Luisi que, sob a direção musical de Guio de Moraes, cantavam, dançavam e representavam em cena. Os quadros do musical, cada um relacionado a um determinado tema, tinham um formato que misturava teatro de revista e linguagem televisiva. A coreografia e os figurinos eram de Juan Carlos Berardi, e Federico Padilla assinava a cenografia.

O programa de estréia, em março de 1981, fez uma homenagem ao surgimento do cinema no início do século XX e a personalidades nascidas naquele mês, em diferentes épocas. Zezé Motta homenageou o poeta Castro Alves (nascido em março de 1847) e Tony Ramos apresentou uma de suas mais conhecidas obras, Navio negreiro. Sandra Bréa e Miele recordaram o compositor alemão Johann Sebastian Bach, que nascera em 1685, enquanto o músico Altamiro Carrilho interpretou trechos de uma sonata do compositor. O cronista Antônio Maria, nascido em março de 1921, também foi tema de um dos quadros, com a apresentação da crônica Amanhece Copacabana, interpretada por Edwin Luisi.


Texto: Augusto César Vannucci, Eloy Santos, Ronaldo Bôscoli e Paulo Coelho
Produção: Marny Elwis
Direção: Ewaldo Ruy
Direção geral: Augusto César Vannucci
Direção musical: Guio de Moraes


Nenhum comentário:

Postar um comentário