quinta-feira, 9 de abril de 2009

Discografia: "Zezé Motta" (1978)



"Antológico LP de estreia de Zezé Motta como cantora. A atriz revelou-se uma intérprete de timbre grave e interessante. Uma voz pequena mas carregada de dramaticidade e ironia, dependendo da música.

A faixa de abertura de Zezé Motta (1978) é deliciosa. Trata-se de uma das primeiras parcerias de Rita Lee e Roberto de Carvalho, Muito Prazer Zezé, e já prenunciava o lado divertido e atriz da cantora.

Eclética, ela vai de samba-choro (Rita Baiana), samba-funk (Crioula), pop/romântico com toques jazzísticos (Dores de Amores, na clássica gravação em duo com seu autor, Luiz Melodia), romantismo caliente Pecado Original (Caetano Veloso) e carrega no lado místico afro-brasileiro, em números como Mameto Oiace, Dengue e Babá Abapalá".

Rodrigo Faour.


Faixas:

01- Muito prazer Zezé
(Roberto de Carvalho - Rita Lee)

02- Magrelinha
(Luiz Melodia)

03- Trocando em Miúdos
(Chico Buarque - Francis Hime)

04- Rita Baiana
(Geraldo Carneiro - John Neschling)

05- Dores de amores
(Luiz Melodia)

06- Crioula
(Moraes Moreira)

07- Pecado Original
(Caetano Veloso)

08- Mameto Oiaice
(Célio José - Odeamim José)

09- O Morro não Engana
(Ricardo Augusto - Luiz Melodia)

10- Dengue
(Lecy Brandão)

11- Babá Alapalá
(Gilberto Gil)

3 comentários:

  1. Outra maravilha q ouvi e ainda ouço MUITO! Suas gravações de Babá Alapalá, Dores de Amores (em dueto c/ Melodia), Pecado Riginal e Trocando em Miúdos são simplemente ANTOLÓGICAS! Obrigatório!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive o grande prazer de, em 1978, assistir ao show MUITO PRAZER, ZEZÉ, pelo Projeto Pixinguinha. Após, tive a oportunidade de iluminá-la em outros shows, aqui na minha cidade. É sempre uma alegria poder vê-la em shows. Ouço-a até hoje e sempre canto suas músicas. Ela é maravilhosa. A MAIOR ARTISTA NEGRA DO BRASIL.

      Excluir
  2. Estou fazendo um trabalho do colégio sobre essa maravilhosa atriz e cantora.Espero tentar mostrar pelo menos um pouco do seu potencial !!

    ResponderExcluir