terça-feira, 3 de novembro de 2009

Zezé Motta em "Pacto de Sangue" (1989)



Em 1989, Zezé Motta participou da novela "Pacto de Sangue" (TV Globo), de Regina Braga e com direção de Herval Rossano.

Ambientada em Campos dos Goytacazes, norte fluminense, em 1870, a trama envolvia um jovem , Antônio (Marcelo Serrado), que morre ao ajudar um negro a fugir da fazendo do seu pai, o juiz Queiróz Antunes. (Carlos Vereza). No leito de morte, o filho pede que em seu lugar o pai coloque uma criança escrava, Bento (Armando Paiva).

O fazendeiro, líder do Partido Conservador da cidade, aceita o pacto e faz uma introspecção em si mesmo, num processo de revisão de seus valores. A convivência com o "filho negro" transforma a vida de Queiróz, e ele se apaixona por Aymée (Carla Camuratti), uma professora que participa do movimento abolicionista.

"Pacto de Sangue" foi a primeira novela a ser exibida com todos os seus capítulos já gravados. Foram 119 capítulos que apresentaram tropeços próprios desse tipo de experiência. Os autores e diretores não tiveram o recurso da resposta do público para alterar a trama.

A novela vinha embalada nas comemorações dos centenários da abolição da escravatura e proclamação da República, apresentando, nesses particulares, um argumento interessante e romântico. Ainda para comemorar a data foram lançadas as minisséries Abolição, em 1988, e República, em 1989.

A produção teve a assessoria de Fernando Portugal, um estudioso das questões afro-brasileiras e pai-de-santo, para os assuntos ligados à cultura negra. Fernando orientou os atores sobre a cultura iorubá e suas expressões. Na novela, a língua falada entre os negros do terreiro era o iorubá.

Juntamente com as novelas Salomé e Vida Nova, "Pacto de Sangue" foi vendida para o mercado internacional como macrossérie.

No elenco, Carla Camuratti, Carlos Vereza, Edwin Luisi, Rubens De Falco, Armando Paiva, Cristina Aché, Sandra Bréa, Luiz Guilherme, Othon Bastos , Ester Góes, Raul Gazolla, Fábio Junqueira, Izabella Bicalho, Haroldo De Oliveira, Juciléia Telles, Ruth De Souza, Jayme Periard, Sandra Annemberg, Maria Isabel De Lizandra, Iléia Ferraz, Jonas Mello, Ricardo Petraglia, Yara Côrtes, Chico Tenreiro, André Valli, Ricardo Blat, Ângela Corrêa, Raymundo De Souza, Cláudia Cepeda, Oswaldo Louzada, Alfredo Murphy, Castro Gonzaga, Marcus Vinícius, Sarita Rodrigues, Jacyra Sampaio, Léa Garcia, Edyr De Castro, Milton Rodrigues, Marcelo Serrado, Luís Antônio Pillar, Cafuringa, Thiago Justino, Monique Alves, Suzane Seixas, Jorge Maior, Samir Murad, Serafim Gonzales, Carlos Duval, Andréa Roger's, Adriana Saliturno, Bia Gemal, Clemente Viscaíno, Ivan De Almeida, Márcia Britto, Joel Silva, Jorge Maia, José De Araújo, Tânia Britto, Verônica Castanheira e Martha Overbeck.



Zezé Motta interpretava Maria e participou da trilha da novela, cantando a música "Histórias e Lendas". A cantriz também apareceu na capa e na contra-capa do LP.



Fontes de Consultas: Site Teledramaturgia, YouTube (Canal TVCruji).


Nenhum comentário:

Postar um comentário