segunda-feira, 13 de julho de 2009

Discografia: Quarteto Negro (1987)



Paulo Moura, Zezé Motta, Jorge Degas & Djalma Correia: "Quarteto Negro" - Kuarup (1987).

Este não é um disco-solo de Zezé, mas um projeto para o qual ela foi especialmente convidada.

Aqui, a voz de Zezé, o sax e pela clarineta de Paulo Moura, as percussões de Djalma Corrêa, e o baixo solista e o violão de Jorge Degas fazem deste o mais interessante álbum embalado dentro dos eventos alusivos ao centenário da abolição, comemorado em 1988.

Moderno, original, numa aproximação afro-jazz, o Quarteto Negro é um painel-síntese da música contemporânea do Brasil, reunindo três extraordinários instrumentistas e a excelente Zezé Motta.

São nove músicas inéditas e a recriação de "Zumbi, A Felicidade Guerreira" - num registro em que o ritmo do alujá de Xangô foi estilizado pelo quarteto, com Djalma quebrando o elemento religioso e reorganizando o aproveitamento de atabaques e agogô rituais.

Um repertório rico, com várias influências - "Folozinha" (Marku Ribas/ Reinaldo Amaral), por exemplo, é uma canção que mescla as formas das congadas de Minas, enquanto "Meregue" (Adler São Luiz) tem o ritmo caribenho e "Festas da Xica" (Paulo Moura) é um painel de ritmos nordestinos e "Semba" (Degas/Zezé) é uma recriação quase pós-pop do semba (e não samba) angolano, que na Bahia virou o samba de recôncavo. Duas homenagens: "Geisa", um blues do falecido Roberto Guima e "Quelé Menina" (Djalma Luz) homenagem a Clementina de Jesus misturando o candomblé angola da Bahia com o primitivo samba-carioca e o jongo. Finalmente o sempre erudito e Internacional Djalma Corrêa em "Taisho-Koto" faz um paralelo entre a escala nordestina e as sonoridades orientais (o taisho-koto é um instrumento japonês harmônico percussivo), na faixa mais livre e criativa de todas.


Faixas:

01.Folôzinha
(Markú Ribas - Reinaldo Amaral)

02. Sobre as ondas
(Jorge Degas)

03. Merengue
(Adler São Luiz)

04. Festas da Xica
(Paulo Moura)

05. Semba
(Jorge Degas - Zezé Motta)

06. Zumbi
(Gilberto Gil - Waly Salomão)

07. Brucutú
(Djalma Correia - Jorge Degas)

08. Geísa
(Roberto Guima)

09. A Quelé menina
(Djalma Luz)

10. Taisho-koto
(Djalma Correia)



* Obs.: Este não é um blog de donwload.

Nenhum comentário:

Postar um comentário