terça-feira, 3 de novembro de 2009

Zezé Motta em "Kananga do Japão" (1989)



Em 1989, Zezé Motta participou das novela "Kananga do Japão", uma produção da TV Manchete.

A novela, de Wilson Aguiar Filho, foi exibida de 19 de julho de 1989 a 25 de março de 1990, em 208 capítulos.

A trama foi baseada em idéia original de Adolfo Bloch e Carlos Heitor Cony, e a direção geral foi assinada por Tizuka Yamasaki e Carlos Magalhães.


Sinopse

Na Praça XI, no Rio de Janeiro dos anos 30, localiza-se o Grêmio Recreativo Familiar Kananga do Japão, uma casa noturna famosa por suas rodas de samba e noitadas de gafieira. É lá que Dora forma par com Alex tornando-se a sensação das pistas de dança cariocas.

Ela é a moça fina cuja família perdeu tudo com a quebra da bolsa de Nova York em 1929. Envolve-se com Alex mas acaba cansado-se com Danilo, um playboy milionário. Alex casa-se com Lisete, e todos são infelizes.

As coisas se complicam quando a mãe de Danilo, Letícia, se apaixona por Alex e este vale-se desta paixão para dar um golpe na grã-fina. Dora, por sua vez, descoberta pelo jornalista Noronha em seus encontros com Alex, sofre uma retaliação pessoal. Ela se vinga matando Noronha com vários tiros.


Bastidores

Um painel carioca dos anos 30, num projeto ousado da TV Manchete que chegou ao requinte de reconstruir uma réplica perfeita da Praça XI.

A novela misturava ficção com realidade. O pano de fundo era o movimento musical dos anos 30, o que proporcionou um enlevo mágico ao projeto. No entanto, o autor soube costurar o folhetim com os principais momentos da história do país na década enfocada, como a Intentona Comunista de 35, que ganhou muita força no roteiro, principalmente com a dupla Cassiano Ricardo e Bettina Vianny ao encarnarem Carlos Prestes e Olga Benário.

Kananga do Japão foi apresentada com toques de grandeza que tinha início na ótima abertura, onde um casal dançava em meio a imagens de fatos que caracterizavam a época, entremeadas pelo carnaval de rua. A abertura foi coreografada por Carlinhos de Jesus, que também chegou a fazer uma participação na novela.

Dessa vez o gigantismo do projeto não se perdeu na telinha. Por trás havia a competência da direção de Tizuka Yamasaki e Carlos Guimarães, além de contar com um elenco perfeitamente escalado. O resultado final foi excelente, principalmente quando se depara que tal aparato aconteceu fora do profissionalismo de produção da TV Globo.

Os personagens de Cristiana Oliveira e Cláudio Marzo morreram na trama para que seus intérpretes pudessem começar a gravar a novela substituta, Pantanal. Elaine Cristina também esteve nas duas tramas.

Última novela de Wilson Aguiar Filho, que faleceu logo depois de escrevê-la.

Kananga do Japão foi reprisada de 21/05/1990 a 18/01/1991, em 209 capítulos, de segunda a sábado às 19h30. E também de 18/03 a 10/10/1997, em 149 capítulos, de 2ª a 6ª feira às 20h (e mais tarde às 19h).

Zezé interpretou a cantora Lulu Kelly, uma das maiores atrações da Kananga do Japão.


Neste vídeo da novela, Zezé canta "Ai Ioiô":










Fontes de Consulta: Site Teledramaturgia, YouTube (Canais torlonistar1,


Nenhum comentário:

Postar um comentário