segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Zezé Motta tem trajetória contada em documentário



Contrariando a tendência histórica do cinema, do teatro e da televisão brasileira, Ruth de Souza, Milton Gonçalves, Léa Garcia e Zezé Motta serão na tarde desta segunda-feira protagonistas absolutos da Première Brasil Retratos, com a primeira sessão do filme "Em quadro", dirigido por Luiz Antonio Pilar. O longa discute, por meio da trajetória dos quatro, como o mercado artístico vem reagindo à emergência social do negro.

O documentário retrata a vida e a obra desses quatro atores brasileiros, que lembram nos depoimentos movimentos culturais como o Teatro Experimental do Negro, o Teatro de Arena, o cinema da Atlântida e da Vera Cruz. Além das entrevistas de Ruth, Milton, Léa e Zezé, os cineastas Roberto Farias, Cacá Diegues, Antonio Carlos da Fontoura e Joel Zito Araújo relatam experiências vividas com os quatro em obras como "O assalto ao trem pagador", "Xica da Silva", "A rainha diaba" e "Filhas do vento".

O filme não terá circulação comercial e pretende distribuir cinco mil cópias pelo país, além de programar exibições em escolas e instituições ligadas à educação, cultura e arte.


Fonte: O Globo online.


Um comentário:

  1. Documentário de excelente qualidade com depoimentos pungentes sem apelações e lamentações desnecessárias. Quem ainda acredita na existência de democracia racial no Brasil e é contra a instituição de politicas de ação afirmativa pelo Estado não deve deixar de assistir. A trajetória dos depoentes demonstram como o racismo no Brasil impede os negros de serem sujeitos de direitos e de desejos. Não vi nada parecido desde a leitura do livro: "fala crioulo", de Haroldo Costa, e do filme, do Joel Zito: "a Negação do Brasil". Como sempre, Zezé Motta, linda, sorridente, e mais sábia ainda...
    Luiz Fernando M. da Silva
    Advogado

    ResponderExcluir