domingo, 28 de junho de 2009

Zezé Motta participa de manifesto quilombola



A atriz e cantora Zezé Motta participou no último 25/06 da marcha das comunidades quilombolas na Esplanada dos Ministérios. Zezé, que é titular da Superintendência de Igualdade Racial do Rio de Janeiro, esteve em Brasília para participar da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR) como delegada. Atuante em movimentos pelos direitos dos negros há mais de 30 anos, ela engrossou o coro dos manifestantes pela manutenção do Decreto nº 4887/2003.

Para Zezé a marcha cumpriu seu objetivo de sensibilizar a sociedade e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pela manutenção do decreto, que reconhece os quilombolas como grupos étnico-raciais com direito a posse das terras que ocupam. O tribunal deve julgar ainda esse ano uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que pretende alterar as regras para a demarcação de terras quilombolas. “Esse assunto está sendo tratado como se o direito dos quilombolas à terra fosse um favor em relação ao qual se mudou de idéia, e não podemos permitir isso”, clamou.

Manifestações culturais – Assim como Zezé, que cantou um trecho de “Senhora Liberdade” durante o manifesto, os quilombolas entoaram várias músicas tradicionais de seus antepassados, entremeadas por gritos de guerra como “Nas ruas, nas terras, quem disse que sumiu, aqui estão presentes quilombolas do Brasil” e “Titulação Já”. A marcha terminou na Praça dos Três Poderes, onde uma comissão da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) foi recebida por representantes do STF.

Fonte: Comunicação Social da II CONAPIR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário