sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Zezé Motta participa de festejos em homenagem a Zumbi



Quando foi morto em 20 de novembro de 1965, o escravo Zumbi teve sua cabeça cortada e exposta em praça pública pelos bandeirantes, que queriam mostrar que o líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, era um simples mortal. Eles estavam enganados. Com o tempo, Zumbi tornou-se mártir da luta por igualdade de direitos para a raça negra e a data de sua morte foi batizada de Dia da Consciência Negra, reverenciada sem tristeza, mas com muita festa. Em Salvador, o presidente Lula assina hoje o decreto que transforma a data em feriado nacional.

No Rio, é dia de festa para todos: negros, brancos, índios e asiáticos poderão ver nos diversos palcos espalhados pela cidade atrações gratuitas, como Arlindo Cruz, os grupos Fundo de Quintal e Sorriso Maroto e a bateria da Mangueira.

“Além da comemoração, é preciso ter a conscientização do povo. Somos todos mestiços. Então, vamos cantar, beber e sorrir”, pede Arlindo, que promete surpresas no repertório. “Estou ensaiando uma música nova com Altair Veloso e vou cantar ‘Kizomba, A Festa da Raça’ e ‘Força, Fé e Raiz’, que falam sobre esse momento”, diz ele. Na Praça Onze, Zezé Motta e o carnavalesco Milton Cunha serão os mestres da cerimônia que começa às 6h30, com lavagem do Busto de Zumbi, e apresentação do bloco Afoxé Filhos de Gandhi. Às 16h, Arlindo Cruz sobe ao palco, montado na Av. Presidente Vargas, seguido das baterias da Mangueira e Acadêmicos do Cubango. No Terreirão do Samba, o grupo Fundo de Quintal recebe Dorina, Noca da Portela e Mauro Diniz, a partir das 20h. “Esse evento também celebra o Cacique de Ramos, que sempre foi um núcleo de resistência da cultura negra”, analisa Bira Presidente, do Fundo de Quintal.


Fonte: O Dia online.


Nenhum comentário:

Postar um comentário