terça-feira, 24 de novembro de 2009

Zezé Motta participa de Homenagem a Chica Xavier



Figura marcante na luta pela igualdade racial e no combate ao preconceito religioso, a atriz Chica Xavier recebeu o Título de Cidadã do Estado do Rio das mãos da presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Assembleia Legislativa do Rio, deputada Beatriz Santos (PRB). A homenagem aconteceu nesta terça-feira (24/11), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, em mais um evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra, ocorrido no último dia 20. Beatriz, junto aos deputados Gilberto Palmares (PT) e Inês Pandeló (PT), também entregou o diploma Zumbi dos Palmares a 19 lideranças do movimento negro fluminense, como forma de agradecimento ao combate ao racismo. “Temos a obrigação de homenagear pessoas como a Chica Xavier, que é uma guerreira, ajudou-nos e ajuda muito na luta pela igualdade racial. As pessoas merecem ser vistas e lembradas, assim como também devemos destacar a figura de Zumbi, um grande herói que sobrevive a cada ano em acontecimentos como este”, afirmou a parlamentar do PRB.



Grande homenageada do evento, Francisca Xavier Queiroz de Jesus, a Chica Xavier, emocionou-se ao receber o título e falar de sua trajetória de vida. Nascida em Salvador (BA), a atriz veio para o Rio de Janeiro em 1953, com 21 anos, quando começou na carreira participando de peças teatrais, tendo, somente mais tarde, passado a atuar em telenovelas e filmes brasileiros. A atriz chorou e dividiu a homenagem com seu marido, o ator Clementino Kelé, e o filho, Clementino Luís de Jesus Filho, presentes na festa. “Hoje, homenageei Zumbi, que é um de nossos deuses. Há quase duas semanas tenho participado de festas maravilhosas como essa e me sinto plena, sem preconceitos, muito feliz. Sou tão feliz que tenho medo de me queixar de alguma coisa. Já ganhei demais nessa vida, pois cheguei onde estou com minha família, que é minha base, meu alicerce, meu tudo”, ressaltou Chica Xavier.

Também estiveram presentes a atriz e superintendente de Estado de Promoção da Igualdade Racial, Zezé Motta; o ex-deputado Jorge Leite; o ministro da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Paulo Roberto dos Santos, e o superintendente de Promoção da Igualdade Racial do município, Carlos Alberto Medeiros.


Fonte: Site da ALERJ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário